Powered By Blogger

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Advérbio (aula 3)

1. Advérbio
É a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Raramente modificam um substantivo.
Primordialmente, os advérbios visam modificar, de alguma forma, a circunstância no qual ocorre a ação expressa pelo verbo; porém, na evolução da língua, essa função de "modificar a circunstância" se estendeu aos adjetivos, ao advérbio e aos substantivos. Essa ampliação do uso do advérbio chega a atingir até mesmo os pronomes na linguagem informal, pois na norma culta, tais usos configuram-se graves erros (Ex.: - Quem fez isso? - Euzinha! = Eu mesma). Exemplos:
• Chegaram tarde para o Jantar; Queremos agora → Observe que o verbo define a ação, mas o advérbio modifica as circunstâncias em que essa ação ocorre. O uso do advérbio aprimora a mensagem, pois torna mais precisa a ocorrência dos fatos.
• Era a moça mais bonita da festa → Nesse caso o advérbio altera a circunstância em que é expressa a qualidade da moça; lhe dá uma intensidade diferenciada, pois, entre todas as moças belas da festa, aquela em especial apresentava essa qualidade de maneira mais elevada.
• Partiram ontem apressadamente → observe que é dada duas circunstância para o fato expresso na ação (partir): 1° - que foi ontem (o tempo da partida) e 2° - sendo ontem, foi apressadamente (o modo como partiram); observe que o advérbio restringiu ainda mais a circunstância da ação utilizando o termo apressadamente para modificar o próprio advérbio ontem.
Não há sinais morfológicos definidores de advérbios. O único consenso nesse respeito é que eles são invariáveis. Isto é, advérbios não flexionam em gênero e número. Os autores que defendem a existência de flexões de grau, afirmam que alguns advérbios passam por esse processo. Contudo, os estudos mais modernos indicam que não existe flexão de grau, mas derivação de grau.
Os advérbios são analisados sob três aspectos: função, forma e circunstância.
1.2 Função
A respeito da função do advérbio, o que se sabe é que pode ser tanto a de modificar um verbo, como também um adjetivo ou um outro advérbio. Quando modificando um verbo ele será considerado, sintaticamente, um adjunto adverbial. Se modificar um adjetivo ou outro advérbio, ele será classificado como adjunto adnominal, por fazer parte de um sintagma nominal e não exercer papel de núcleo deste. De acordo com a mudança do sentido ou da sintaxe do verbo, o advérbio também será modificado. Ele aplica circunstâncias ao verbo, e não necessariamente elas são obrigatórias para que a informação tenha sentido.
Forma
Os advérbios, por serem invariáveis, possuem formas bem restritas. Na verdade, podem assumir apenas 2 (duas) formas: ou é uma palavra sendo ela o próprio advérbio; ou são duas palavras, formando uma locução adverbial.
Os advérbio propriamente ditos (que se identificam como tal por uma só palavra: ontem, hoje, junto, perto, apenas, não, sim etc.) são basicamente os que compõem as listas das classificações de lugar, tempo, negação, dúvida, intensidade, afirmação e modo. Contudo existe uma lista imensa das locução adverbiais, pois na linguagem popular inventa-se novas palavras ou modifica-se o uso normal das antigas quase diariamente, para expressar circunstâncias especiais. As locuções adverbiais também assumem uma posição na classificação dos advérbios propriamente dito, dependendo da idéia (ou do sentido) que encerram.
Eu só cumpri minhas obrigações → Advérbio de modo, significando que somente cumpriu
Tudo aconteceu às claras → A locução explica a circunstância em que os fatos aconteceram, indicando que foi de maneira transparente, à vista de todos, sendo necessário ter conhecimento do "sentido" da locução.
Locução Adverbial
Quando várias palavras exercem a função de um advérbio, este grupo de palavras é chamado de uma locução adverbial. Normalmente, é um grupo de duas palavras, sendo a primeira uma preposição e a segunda um substantivo: de noite, em casa, por perto. Outros exemplos: ao contrário, de bom grado, à direita.
Circunstância
Costuma-se classificar o advérbio pela circunstância que indica, isto é, pelo modificação do significado inerente a um verbo, adjetivo e outro advérbio. É importante que se diga que isto já não faz parte do campo de estudo da morfologia, mas da semântica. Se esse estudo é feito, tradicionalmente, na área morfológica, isso se deve evidentemente a uma confusão da nomenclatura gramatical tradicional.
O advérbio pode assim ser classificados quanto as circunstâncias que encerram:

Modo
Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), como, depressa, devagar, melhor, pior,

bondosamente, generosamente e outros terminados em -mente.


Locuções adverbiais
Às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.
Lugar
Abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto, etc.
Locuções adverbiais
A distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, em baixo, etc.
Tempo
Afinal, agora, amanhã, amiúde (com frequência), ontem, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, entrementes (enquanto isso), hoje, imediatamente, jamais, nunca, outrora, primeiramente, tarde, provisoriamente, sempre, sucessivamente, já, etc.
Locuções adverbiais
Às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia, etc.
Negação
Jamais, não, nunca, tampouco.



Locuções adverbiais
De forma nenhuma, de jeito nenhum, de modo algum.
Dúvida
Acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, quiçá, talvez.
Locuções adverbiais
Por certo, quem sabe.
Intensidade
Assaz (bastante, suficientemente), bastante, como, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, que, tanto, tão, pouco.
Locuções adverbiais
Em excesso, de todo, de muito, por completo, às pressas, tão pouco quanto, à mão.
Afirmação
Certamente, certo, decididamente, deveras (realmente), decerto, efetivamente, indubitavelmente, realmente, sim.
Locuções adverbiais
Sem dúvida, de fato, por certo, com certeza.
Interrogativos
Onde (lugar), quando (tempo), como (modo), por que (causa).
Grau
O advérbio pode estar nos graus comparativo e superlativo absoluto:

Comparativo
O grau comparativo é formador da oração subordinada adverbial comparativa. Como o próprio nome diz, compara seres e/ou objetos. Pode ser classificado:
• Comparativo de superioridade: compara dois seres ou objetos afirmando a superioridade de um dos dois. Exemplo:
Ela é mais bonita que você.
Ele chegou mais cedo que o colega.
Tu agistes mais generosamente que ele.
• Comparativo de igualdade: compara dois seres ou objetos afirmando uma igualdade entre os elementos. Exemplo:
Ela é tão bonita quanto você.
Ele chegou tão cedo quanto o colega.
Tu agistes tão generosamente quanto ele.
• Comparativo de inferioridade: compara dois seres ou objetos afirmando a inferioridade de um dos dois. Exemplo:
Ela é menos bonita que você.
Ele chegou menos cedo que o colega.

Tu agistes menos generosamente que ele.

Superlativo absoluto
O grau Superlativo absoluto exprime grandeza, nesses casos algo será comparado com todos os seres ou objetos daquela espécie. Classificam-se:
• Superlativo absoluto sintético: O adjetivo, substantivo ou advérbio flexionam-se por meio dos sufixos -issimamente (para advérbios), -íssimo(s), -íssima(s), -inho(s) ou -inha(s) (estoutros para substantivos e adjetivo), que os dão papel intensificador.
Ela é bonitíssima.
Ele chegou cedíssimo.
Tu agistes generosissimamente.
• Superlativo absoluto analítico: O advérbio flexiona-se por meio de um advérbio de intensidade (veja a lista acima).
Ela é a mais bonita.
Ele chegou mais cedo.
Tu agistes mais generosamente.

Observações:
• No predicado nominal no grau comparativo, basta ser colocado o artigo (determinante) após o verbo de ligação para formar o superlativo absoluto.
• O uso de que todos no superlativo absoluto analítico implica com o comparativo, isto é, acaba tornando-se o grau comparativo.
• O uso de advérbio intensificador + superlativo absoluto sintético forma o superlativo absoluto analítico, isto é, o superlativo absoluto sintético pode estar dentro do superlativo absoluto analítico.
• O uso de advérbio intensificador + superlativo absoluto + que forma o grau comparativo, isto é, o superlativo absoluto sintético pode estar dentro do comparativo.
Contrações
Alguns advérbios podem estar na forma de contração. Eles são formados pela junção da preposição a e da preposição de. Contração de advérbio na norma culta restringe-se ao advérbio onde. Veja:
Onde você nasceu?
Donde você é?
Aonde você foi?
A contração donde, é contraída com o advérbio onde e a preposição de, admitindo na norma padrão a forma expressa, de onde, formada por aglutinação. Já a contração aonde, é formada a partir do advérbio onde e a preposição a, não admitindo a forma expressa, formada por justaposição.
Observações: onde, no período composto, é um pronome relativo.
EXERCÍCIOS
1) Assinale a frase em que meio funciona como advérbio:

a) Só quero meio quilo.
b) Achei-o meio triste.
c) Descobri o meio de acertar.

d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.

2) Só não há advérbio em:

a) Não o quero.
b) Ali está o material.
c) Tudo está correto.
d) Talvez ele fale.
e) Já cheguei.

3) Qual das frases abaixo possui advérbio de modo?
a) Realmente ela errou.
b) Antigamente era mais pacato o mundo.
c) Lá está teu primo.
d) Ela fala bem.
e) Estava bem cansado.
4) Classifique a locução adverbial que aparece em "Machucou-se com a lâmina".

a) modo
b) instrumento
c) causa
d) concessão
e) fim



5) Indique a alternativa gramaticalmente incorreta:

a) A casa onde moro é excelente.
b) Disseram-me por que chegaram tarde.
c) Aonde está o livro?
d) É bom o colégio donde saímos.
e) O sítio aonde vais é pequeno.


6) Ele ficou em casa. A palavra em é:
a) conjunção
b) pronome indefinido


d) advérbio de lugar
e) preposição

7) Marque o exemplo em que ambas as palavras em negrito estão na mesma classe gramatical:
a) O seu talvez deixou preocupado o professor.
b) Respondeu-nos simplesmente com um não.
c) Boas notícias duram pouco.
d) Nossa irmã é mais nova que a sua.
e) n.d.a
8) Morfologicamente, a expressão sublinhada na frase abaixo é classificada como locução:
"Estava à toa na vida..."

a) adjetiva
b) adverbial
c) prepositiva
d) conjuntiva
e) substantiva

9) Em todas as opções há dois advérbios, exceto em:


a)Ele permaneceu muito calado.
b) Amanhã, não iremos ao cinema.
c) O menino, ontem, cantou desafinadamente.

d) Tranquilamente, realizou-se, hoje, o jogo.
e) Ela falou calma e sabiamente.


Música: Sutilmente (Skank)
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce


Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti


Simplesmente: advérbio de modo
Subitamente: advérbio de modo
Suavemente: advérbio de modo
Não: advérbio de negação
Dentro: advérbio de lugar